• Fox Iot

Você sabe o que é Smart Grids?

Atualizado: 4 de Jun de 2020


Smart Grids ou redes elétricas inteligentes, de modo geral, é uma ferramenta que utiliza tecnologia da informação para tornar sistemas mais eficientes. No Brasil esse sistema vem sendo analisado desde o início do século, mas ainda é muito pouco usado¹.

A implantação de Smart Grids no contexto atual, teria uma grande importância, principalmente no contexto financeiro, tanto para os consumidores como para as geradoras e distribuidoras de energia. Por exemplo, as distribuidoras poderiam identificar falhas no sistema de distribuição antes mesmo dos consumidores entrarem em contato, assim melhorando seu DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) e FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora), além disso identificariam perdas e furtos de energia, tornando a energia do país mais barata, tanto para distribuidoras como para os consumidores finais².

A abrangência do tema é enorme e pode ser usada tanto em grande escala, caso das concessionárias de energia, mas também em pequena escala. Por exemplo, uma empresa com diversas máquinas elétricas, equipamentos de refrigeração ou aquecimento poderia monitorar o uso de cada um desses equipamentos e gerenciar o uso de cada um para não serem usados em horários de pico quando valor do quilowatt-hora está mais alto, ou então evitar multas por ultrapassagem de demanda, fator de potência inadequado ou ainda consumo excessivo no horário de pico.

Atualmente já existem algumas distribuidoras de energia usando esse sistema, como exemplo temos a CPFL Energia umas das maiores concessionárias de energia do Brasil, que substituiu 24.500 medidores eletrônicos convencionais de grandes clientes (Grupo A) por medidores eletrônicos inteligentes³. A CEMIG em uma reportagem para o jornal Estado de Minas, afirmou ter um prejuízo de pelo menos 450 milhões de reais ao ano em decorrência das ligações clandestinas de energia popularmente conhecidas como “gatos” e fraudes nos medidores de energia. A Concessionária declara estar investindo fortemente em inteligência artificial para otimizar a detecção das fraudes.

Desta forma, Smart Grids podem ser usadas para melhoria continua do sistema elétrico brasileiro, sendo empregado de ponta a ponta. A Fox IoT conta com sistemas que empregam este conceito e melhoram o nível do monitoramento das concessionárias na distribuição de energia, dando um olhar mais de perto da situação, auxiliando no combate à perdas e na qualidade de energia. Ficou interessado? Entre em contato e agende uma apresentação! Ficamos felizes em ajudar.

Referências:

¹ CEMIG

² GE Reports Brasil

³ CPFL Energia

CEMIG

63 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo