• Fox IoT

Processo de medição de energia: como melhorá-lo?

Atualizado: Nov 21

Como funciona o processo de medição atual?


Atualmente a leitura do consumo de energia elétrica dos usuários residenciais é realizada majoritariamente de maneira manual, onde funcionários da concessionária deslocam-se de casa em casa realizando a leitura no medidor de energia.


Esse processo apresenta vários pontos negativos, como para o funcionário que realiza o trabalho, que fica exposto a condições climáticas adversas, erros na leitura e o grande intervalo de tempo entre leituras, realizadas uma vez ao mês.

Como melhorar esse processo?


Felizmente, a Fox IoT possui soluções para um processo de medição de energia mais eficiente, através da telemedição remota.


Como já explicado em artigos anteriores do nosso blog, a telemedição remota permite que a concessionária tenha acesso aos dados como, por exemplo, faturamento, ou até mesmo índices de qualidade de energia de forma remota, diretamente do seu centro de comando. Com isso, elimina-se a necessidade de um leiturista realizar o processo, que muitas vezes pode apresentar falhas, ou até mesmo riscos para o mesmo, dependendo da área que o consumidor reside.

O processo além de ser facilitado, acaba sendo aprimorado: em diversos casos em que antes o processo de medição resultava unicamente nos dados de faturamento, simplesmente para fins de cobrança do consumidor, agora é possível ter um controle maior da qualidade da energia fornecida, com o acompanhamento dos dados através de dashboards e em tempo real, com alertas.


Dessa forma, a concessionária consegue garantir um funcionamento mais harmonioso e inteligente de sua rede, além da economia proporcionada pela solução.


Esse foi nosso texto curtinho para explicar um pouco o processo de medição de energia e o que pode ser melhorado.


Ficou interessado?


Entre em contato conosco! Ficaremos felizes em ajudar, se existirem quaisquer dúvidas.

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo