• Fox IoT

O que é telemedição

A telemedição é a tecnologia que possibilita a leitura do medidor ser realizada remotamente. No caso das redes elétricas, o conceito se encontra cada vez mais presente, sendo indispensável para a modernização da rede.


Atualmente, os sistemas elétricos convencionais possuem acompanhamento de dados da rede somente na subestação e a leitura mensal é realizada manualmente nas unidades consumidoras. Com o auxílio da telemedição, é possível tornar constante o monitoramento no ponto da unidade consumidora.


Resumo do fluxo de dados na telemedição
Figura 1: Resumo do fluxo de dados na telemedição

Para que ela serve?


A principal vantagem na utilização da telemedição é a disponibilização de dados como, por exemplo, faturamento, ou até mesmo índices de qualidade de energia de forma remota, sem a necessidade de deslocamento de uma equipe da concessionária para realizar a leitura manual.


Outra vantagem que a telemedição proporciona é o envio periódico dos dados, permitindo que eles sejam disponibilizados em dashboards, o que facilita a visualização e até mesmo a tomada de decisões. Um exemplo é apresentado na Figura 2. A configuração de alertas e alarmes também é possível, dinamizando assim a operação do sistema.


Exemplo de dashboard
Figura 2: Exemplo de dashboard

Além das vantagens oferecidas às concessionarias de energia, os clientes tamém são uma parte beneficiada por essa solução. Os dados coletados encontram-se online, e os consumidores podem acessá-los a qualquer momento. Dessa forma, o cliente pode realizar um acompanhamento em tempo real do consumo, conseguindo identificar os momentos em que mais consome energia e realizar adequações em seus hábitos, podendo assim reduzir gastos na conta de energia.


Nossas soluções


A Fox IoT possui um produto focado na telemedição dos medidores eletrônicos instalados em unidades consumidoras residenciais. O dispositivo consegue extrair dados (desde que fornecidos pelo medidor) referentes ao consumo, geração, tensão, corrente, potências, fator de potência, frequência da rede, e ainda os dados de qualidade de energia do Módulo 8 do PRODIST, atendendo a Resolução Normativa 871 (RN871) da ANEEL.


Para saber mais sobre os indicadores de qualidade e como tornamos a telemedição de energia uma realidade, acesse o artigo RN 871 e a Telemedição. Lá explicamos mais detalhadamente como o processo ocorre.



66 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo