• Fox IoT

Monitoramento de transformadores de distribuição (as 5 vantagens)

Atualizado: Jan 20

Hoje vamos abordar um tema que vem sendo pouco discutido no Brasil, mas que tem caráter estratégico no cenário atual das Smart Grids, vamos falar sobre a importância do monitoramento de transformadores de distribuição.


Mas a final o que é um transformador de distribuição elétrica?


Para a transmissão eficiente de grandes volumes de energia elétrica, há a necessidade de níveis de tensão bem maiores do que temos em nossas residências, isso é necessário para reduzir as perdas, diminuir custos de transmissão, e garantir melhor estabilidade na operação do sistema. Estes níveis de tensão (13,8kV até mais de 750kV) não são adequados para uso residencial, que opera em tensões na faixa de 127 ou 220 V. É justamente o transformador, responsável por reduzir a tensão e distribuir a energia elétrica até chegar em nossas casas.



Mas por que monitorar os transformadores de distribuição?


Hoje os transformadores de distribuição em sua grande maioria hoje estão totalmente desassistidos, ou seja, não se tem o acompanhamento dos níveis de tensão, carregamento do transformador, temperatura do óleo e outros parâmetros que refletem ao “Estado de Saúde do transformador”.

Agora que já entendemos o que é um transformador de energia elétrica e porque monitorá-lo, vamos citar 5 vantagens de se ter o monitoramento desse importante equipamento.


1. Níveis de Tensão


Os níveis de tensão em um sistema elétrico deve estar entre 0,92% e 1,05% de sua tensão nominal, se esses valores estiverem fora dessa faixa, podem ocasionar danos a equipamento e até mesmo diminuir a vida útil do próprio transformador.

Os indicadores de tensão em regime permanente são apurados trimestralmente, a partir de medições amostrais realizadas pelas distribuidoras em unidades consumidoras sorteadas dentro de sua área de concessão. Para cada unidade consumidora, a tensão é medida ao longo de uma semana, e são apurados os indicadores DRP (Duração relativa da transgressão de tensão precária) e DRC (Duração relativa da transgressão de tensão crítica), que expressam o percentual do tempo no qual a unidade consumidora permaneceu com tensão precária e com tensão crítica. A ANEEL estabelece limites para os indicadores de tensão em regime permanente. Esses limites são de 3% para o DRP e 0,5% para o DRC.

Com o monitoramento os níveis de tensão podem ser analisados em tempo real e diretamente no ramal do transformador.

2. Carregamento do Transformador


A previsão do carregamento dos transformadores é necessária, pois permite, entre outros, verificar a necessidade de substituição ou remanejamento das unidades consumidoras ou ainda a substituição do transformador para atender a um determinado período de vida útil, técnica, econômica ou ambos.

3. Monitoramento em Tempo Real


O monitoramento em tempo real é de grande importância, para a tomada de rápida e assertiva de decisão. A Fox IoT tem a solução para monitoramento em tempo real de grandezas dos transformadores de distribuição, e oferece os recursos para acessar, analisar e exibir dados transmitidos por nossos medidores desenvolvidos especialmente para esse fim. A solução permite, detectar e focar nas ocorrências mais relevantes, monitorar limites para a operação segura, melhorar a segurança e confiabilidade em todo o sistema e perceber mais rapidamente as anomalias do sistema elétrico de potência.

4. Temperatura do Óleo


O aquecimento do transformador diminui o rendimento e a vida útil do isolamento. Desta forma, a temperatura está ligada com as perdas no transformador, ou seja, quanto maior for o aquecimento, maior serão as perdas e menor será o rendimento. Com isso, a capacidade de carga do transformador está intrinsecamente ligada aos níveis de temperatura. Pode-se considerar que o funcionamento em temperaturas elevadas causa um envelhecimento precoce do isolamento, comparando-se com condições nominais. Tendo como causa a diminuição da vida útil do transformador.


5. Tomada de Decisão Baseada em Valores Reais


A maioria dos processos de expansão e tomada de decisão no setor elétrico é baseado em dados históricos, muitas vezes defasados e que não refletem a real situação do sistema elétrico, ainda mais com a rápida expansão da Geração Distribuída, o que vem tornando o sistema cada vez mais dinâmico e complexo. Dessa forma, ter uma base de dados sempre atualizada é de suma importância nesse cenário atual, servindo de base para algoritmos de Inteligência Artificial e predição, assim, auxiliando os gestores para uma tomada de decisão assertiva, baseada em dados reais.

A Fox IoT conta com sistema de monitoramento de transformadores em tempo real que auxilia as distribuidoras de energia a tomarem decisões mais assertivas baseados em dados reais. Se ficou interessado, entre em contato, será um prazer conversar sobre este assunto. Até a próxima

Publicado por: Lucas Maziero

Eng. Eletricista, CTO e Co-fundador da Fox IoT.

177 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo